WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



flash day

sindy mega radio

iris calcados
novembro 2020
D S T Q Q S S
« out    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  


TSE : e-Título deve ser baixado até as 23h59 deste sábado

A.Brasil (conteúdo)

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo e-Título poderá ser baixado somente até as 23h59 deste sábado (28). A ferramenta digital dá acesso a uma série de serviços projetados pela Justiça Eleitoral para facilitar o voto. 

Neste domingo (29), 57 municípios escolhem, em segundo turno, os prefeitos. E somente poderá utilizar o e-Título quem já tiver se cadastrado na ferramenta até a véspera. O cadastramento só voltará a ficar disponível na segunda-feira (30).

No dia da votação, o e-Título pode servir como documento oficial de identificação para o eleitor que já tenha feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. A ferramenta permite também ao eleitor checar a localização da seção eleitoral, que pode ter mudado devido a remanejamentos provocados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O e-Título também permite justificar ausência às urnas no dia da votação, caso se encontre fora de seu domicílio eleitoral. Nesses casos, o aplicativo se vale do georreferenciamento presente nos celulares. Com a medida, a Justiça Eleitoral quer dispensar o eleitor de realizar o procedimento presencialmente.

Lei Aldir Blanc: abertas inscrições para editais de premiação

Secom/PMVC

A Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Cultura abrem inscrições para premiação de propostas culturais para Vitória da Conquista. As inscrições serão realizadas entre os dias 27 de novembro a 6 de dezembro, e podem ser feitas por meio do endereço eletrônico https://aldirblanc.pmvc.ba.gov.br/inciso-3

No total serão premiadas 384 propostas divididas em três eixos, que contemplarão artistas e espaços culturais das zonas urbana e rural do município. Confira os editais, que estão em conformidade com a Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc e a Lei Municipal 2106/2016, Decreto 20.590/2020:

• Edital de Premiação Trajetórias – Jorge Melquisedeque: prêmio para 349 trajetórias artístico-culturais de artistas e trabalhadores da cultura;

• Edital de Premiação Formação – Dona Fidelcina: prêmio para 20 propostas de formação artístico-cultural de artistas e trabalhadores da cultura;

• Edital de Premiação Reestruturação- Aurino Cajaíba: prêmio para 15 propostas de reestruturação para continuidade e aperfeiçoamento do trabalho artístico-cultural de artistas e trabalhadores da cultura.

Caixa libera saques auxílio emergencial para nascidos em julho

Nesta quinta-feira (26), a Caixa Econômica Federal (CEF) libera os saques e transferências de novas parcelas do Auxílio Emergencial para 3,6 milhões de trabalhadores que não fazem parte do Bolsa Família.

O pagamento desta quinta é para os trabalhadores nascidos em julho. Serão liberados os saques das parcelas creditadas em poupança social digital nos ciclos 3 e 4 de pagamento do benefício, nos dias 16 de outubro e 12 novembro.

Também nesta quinta, a Caixa paga a quarta parcela de R$ 300 para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família cujo número do NIS termina em 8.

Campanha da Embasa incentiva consumidores a parcelarem dívidas

Victor Rosa

Embasa-Informa

Com a volta da recuperação das atividades econômicas, após o período de flexibilização e isolamento social, o mês de dezembro se aproxima e com ele o décimo terceiro salário, para uma boa parte da população. Um bom momento para acertar as contas e deixar em dia o que for possível. As contas de água, por exemplo, vão poder ser quitadas com condições facilitadas, oferecidas pela Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa).

Segundo a gerente comercial da Embasa, Thalita Vieira, entre as facilidades oferecidas estão: isenção de juros e multa, facilidade de pagamento de entrada, flexibilização da quantidade parcelas, além de poder fazer simulações nos canais de atendimento.

“A gente está dando continuidade a campanha de recuperação de usuário, trazendo algumas facilidades para que ele consiga regularizar a situação. Tudo que o usuário precisar para regularizar esta situação, a Embasa está flexibilizando”, comenta Thalita durante entrevista nesta quinta-feira, 26, para o ‘Isso é Bahia’, na rádio A TARDE FM.

Casos de síndrome respiratória grave voltam a subir pela 1ª vez desde julho

Casos de síndrome respiratória grave voltam a subir pela 1ª vez desde julho

O número de casos de Srag (síndrome respiratória aguda grave) voltou a crescer no país pela primeira vez desde julho, de acordo com o boletim Infogripe, da Fiocruz, com dados registrados até o último sábado (21).

A Srag é definida por um ou mais critérios, como tosse, dor de garganta e falta de ar, e pode ser causada por diversos fatores, inclusive vírus respiratórios. A Fiocruz coleta informações de notificações de Srag do sistema Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde.

O aumento das notificações foi verificado em pelo menos 12 capitais, cujos sinais são de tendência forte ou moderada de alta, e em 21 das 27 unidades federativas.

As capitais com tendência forte de crescimento nas últimas seis semanas são Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Maceió (AL) e Salvador (BA). Já as capitais com sinal moderado de crescimento no mesmo período são São Paulo (SP), Curitiba (PR), Natal (RN), Palmas (TO), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Nos estados, o aumento é mais heterogêneo, com tendência de alta em uma ou mais macrorregiões, formadas por uma ou mais regiões com estrutura para atender casos de média e alta complexidade.

Os estados que apresentam alta em todo o território são Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Em Santa Catarina, seis das sete macrorregiões apontam alta.

Em Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, o aumento ocorreu em 50% ou mais do estado. Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão apresentam um terço de seus territórios com tendência de alta, e Goiás e Mato Grosso, 20% do território.

Até o momento, foram reportados 565.312 casos de Srag no país, dos quais 309.507 (54,7%) tiveram resultado laboratorial viral. Dos casos positivos, 97,7% (300.222) foram causados pelo coronavírus Sars-CoV-2.

Como a análise de Srag é feita por semana epidemiológica, foi possível verificar a tendência de aumento a longo prazo, mesmo se a curto prazo a maioria dos estados mostrasse estabilidade.

Nas semanas epidemiológicas 45 e 46, os números foram afetados pelo apagão de dados que ocorreu entre os dias 5 e 10 de novembro, quando o site do Ministério da Saúde ficou fora do ar. Mesmo assim, pela primeira vez desde a semana de 28 de junho a 4 de julho, todo o país apresenta alta.

Marcelo Gomes, coordenador do Infogripe, explica que é fundamental olhar os casos de Srag para entender a situação atual do país.

“Como muitas cidades do interior podem ter problemas de atraso nos testes, a notificação de novos casos confirmados pode ficar comprometida, mas as notificações de Srag são um cenário mais próximo da realidade. A retomada de crescimento, desde a queda em julho, é clara”, afirma o especialista.

Algumas capitais apresentaram oscilações nas últimas semanas –caso de Goiânia, que interrompeu a tendência de queda reportada até o final de outubro e agora está estável (mas com recomendação de atenção), Rio Branco (AC), com crescimento reportado até o último boletim e agora com tendência de queda, e João Pessoa (PB), que atingiu um patamar de 10 casos semanais por 100 mil habitantes no último boletim e agora encontra-se estável.

Florianópolis (SC) está estável após crescimento ao longo de todo o mês de outubro. Já Boa Vista (RR), Recife (PE) e Teresina (PI) apresentaram tendência de queda nas últimas semanas.

Por fim, os dados para Cuiabá (MT), de acordo com o boletim, não são confiáveis, uma vez que há diferença nos dados de Srag notificados no Sivep-Gripe e aqueles reportados no próprio sistema do estado.

Gomes acredita ainda que se perde muito tempo com a discussão sobre se esta é ou não uma segunda onda de Covid-19 no país.

“Não existe uma definição clara e específica do que é uma segunda onda. O ponto principal é: qual a situação atual? Estamos em um momento tranquilo [de controle do vírus]? Não. Então precisamos reavaliar e repensar as medidas a partir daqui”, diz.

Em sua opinião, ações de política pública em relação a eventos com potencial de aglomeração devem ser repensadas.

“Não houve uma ação coordenada do governo federal. Falhou-se na comunicação, porque ao mesmo tempo que foi flexibilizada a quarentena, não houve orientação para não formar aglomerações. Mas não é tarde, é possível melhorar a comunicação e reavaliar essas ações.”

Em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, a tendência de aumento já podia ser verificada na primeira semana de novembro.

Renato Mendes Coutinho, professor da Ufabc, integra o grupo de pesquisadores do Observatório Covid-19 BR, uma iniciativa de pesquisadores de USP, Unesp, Unicamp, Ufabc e colaboradores no exterior, e avalia de perto os casos de Srag no estado de São Paulo, onde a tendência de alta começou em meados de outubro.

“Na semana do dia 1º de novembro, foram reportados quase 1.600 casos de Srag. Já na semana seguinte, foram mais de 2.000, e continuou a subir. Foi uma alta de mais de 25%, tendência muito semelhante à alta de casos de Covid-19 [internações por Covid-19 no estado tiveram alta de 26% nas últimas semanas].”

Coutinho relaciona esse aumento já verificado em novembro ao relaxamento das medidas restritivas de atividades em outubro e, consequentemente, à maior aglomeração de pessoas.

“Antes era dada muita importância para as superfícies, mas agora temos cada vez mais evidência de que a transmissão por aerossóis é muito mais relevante.”

 

 

Advogado de Maradona critica demora da ambulância e dos cuidadores do ex-craque

Advogado de Maradona critica demora da ambulância e dos cuidadores do ex-craque

Foto: Reprodução / Instagram Matias Morla

O advogado de Maradona, Matias Morla, publicou um texto nas redes sociais nesta quinta-feira (26) criticando o socorro dado ao ex-craque ao sofrer a parada cardiorrespiratória em sua casa que ocasionou na sua morte. O ídolo argentino morreu nesta quarta (25) aos 60 anos. Segundo ele, a ambulância demorou para chegar no local e apontou falta de controle das pessoas que cuidavam da saúde do ex-jogador.

“É inexplicável que durante 12 horas meu amigo não teve atenção ou controle do pessoal de saúde dedicado a esses fins. A ambulância demorou mais de meia hora para chegar, o que foi uma idiotice criminosa”, acusou.

De acordo com as investigações, o sobrinho de Maradona foi o último a vê-lo com vida.

O velório de Diego Maradona está acontecendo nesta quinta (26) na Casa Rosada, sede do governo da Argentina, em Buenos Aires (leia mais aqui). Cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas no local para o último adeus ao ídolo.

Leia o texto de Morla:

“Hoje é um dia de profunda dor, tristeza e reflexão. Sinto no coração a partida do meu amigo, a quem honrei com minha lealdade e apoio até o último de seus dias.

Despedi-me dele pessoalmente e o velório deverá ser um momento íntimo e familiar.

Quanto ao relatório da Promotoria de San Isidro, é inexplicável que durante 12 horas meu amigo não teve atenção ou controle do pessoal de saúde dedicado a esses fins.

A ambulância demorou mais de meia hora para chegar, o que foi uma idiotice criminosa.

Este fato não deve ser esquecido e peço que as consequências sejam investigadas até o fim. Como Diego me disse: você é meu soldado, aja sem piedade.

Para definir Diego neste momento de profunda desolação e dor posso dizer: ele foi um bom filho, foi o melhor jogador de toda a história e foi uma pessoa honesta.

Descanse em paz irmão.”

Morre Marília Mattos, ex-mulher de Moraes Moreira e mãe de Davi Moraes

Morre Marília Mattos, ex-mulher de Moraes Moreira e mãe de Davi Moraes

Foto: Reprodução/ Extra

Marília Mattos, ex-mulher do cantor e compositor Moraes Moreira e mãe de Davi e Cecilia Moraes, morreu aos 69 anos, na manhã dessa quarta (25). Ela veio a óbito na cidade do Rio de Janeiro, onde seu corpo será velado na tarde desta quinta (26).

Segundo o portal Extra, a cerimônia será no Crematório da Penitência, das 14h às 16h. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada.

“Muito difícil encontrar palavras e força para escrever. Mas o que posso dizer com todo amor e emoção, é que ficaremos para sempre com a graça, o brilho de sua beleza, de seu gigantesco carisma, seu inigualável senso de humor e gargalhadas sem fim! Seus netos a amavam! Era uma pessoa querida demais!”, escreveu Davi Moraes, no Instagram, ao compartilhar uma foto da mãe mais nova. O músico perdeu o pai, Moraes Moreira, em abril deste ano (veja aqui).

Bahia Notícias

Operação contra facções rivais cumpre mandados no sistema prisional

Uma operação integrada das polícias cumpre mandados contra facções rivais em Salvador, São Francisco do Conde e Feira de Santana, nesta quinta-feira (26). A Operação Franciscano foi deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), pelo Comando de Operações da PM (COPPM), pela 10a CIPM e pela Rondesp RMS. Até as 8h30, foram cumpridos oito mandados.

O CORREIO apurou que alguns dos alvos da operação são Antônio Dias de Jesus, o Colorido, e Jandeson Lima de Santana, Tio Pinga, do Bonde do Maluco (BDM). Colorido está preso desde 2015, mas continuava dando ordens ao tráfico.

Colorido e Tio Pinga são alvos de operação nesta quinta-feira (26)
(Fotos: Reprodução)

Eles seriam rivais da facção Tropa A, comandada pelo Fagner Souza da Silva, o Fal, alvo da Operação Ícaro, deflagrada no início do mês. Fal está preso no Conjunto Penal de Lauro de Freitas.

Equipes do Grupo de Segurança Institucional (GSI) da Secretaria de Administração Penitenciária dão apoio nas ordens judiciais expedidas para o sistema prisional. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Complexo Penitenciário de Mata Escura, onde foram encontrados celulares.

Além das buscas, mandados de prisão por envolvimento com tráfico de drogas, homicídios, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores foram também cumpridos contra três custodiados.

Tiroteio
Segundo a SSP, três ordens judiciais foram para detentos custodiados no Complexo Penitenciário de Mata Escura, na capital baiana. Outros cincos mandados foram cumpridos, na cidade de São Francisco do Conde, município da Região Metropolitana de Salvador.

Em um dos locais, um foragido da Justiça disparou com arma de fogo contra os policiais e acabou ferido. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde de São Francisco do Conde.

Testes estocados nos Estados também vencem a partir de dezembro

teste
605,5 mil unidades de 17 estados e Distrito Federal serão descartados no fim de dezembroFoto: Andrea Rego Barros | Prefeitura de Recife

Além dos 6,86 milhões de testes RT-PCR que podem ser jogados fora por expiração da validade, lotes já enviados pelo governo federal aos Estados também estão prestes a vencer. De acordo com reportagem do Estadão, 605,5 mil unidades de 17 estados e Distrito Federal serão descartados no fim de dezembro. Nove estados se recusaram a fornecer os dados.

O Ministério da Saúde deve receber, ao longo desta semana, os estudos de estabilidade estendida para testes de detecção de Covid-19 que foram solicitados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é avaliar a possibilidade de extensão da validade de exames adquiridos pela pasta e que ainda estão em estoque.

Ainda de acordo com a reportagem, São Paulo tem o maior estoque de testes com validade próxima do fim, 220 mil, seguido por Minas Gerais, com 167 mil.

A Tarde

Defensoria pede R$ 200 milhões em ação contra Carrefour e empresa de segurança

A Tarde

carrefour

A Defensoria Pública do Rio Grande do Sul ingressou nesta quarta-feira, 25, com uma ação civil pública coletiva contra o Carrefour e a empresa de segurança Vector após a morte de João Alberto Silveira Freitas, 40, na última quinta-feira, 19. A ação pede indenização de R$ 200 milhões para a rede Carrefour e à Vector por danos morais coletivos e sociais.

Segundo a Defensoria Pública, o valor deverá ser destinado a fundos de combate à discriminação e defesa do consumidor, entre outros. João foi espancado por dois seguranças nos fundos de um mercado da rede em Porto Alegre após um suposto desentendimento com uma funcionária. Três pessoas foram presas.

Para o defensor público Rafael Pedro Magagnin, do núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas, a definição do valor considerou dois aspectos: o caráter pedagógico e a dimensão do dano. O primeiro pretende evitar ações futuras como aconteceu com João Alberto. O outro se deve a proporção da morte.

checkup day

mg personal

muay thai


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia