Pelo menos 1,5 milhão de contas de usuários brasileiros foram banidas do aplicativo WhatsApp, nos últimos 11 meses. Segundo o portal UOL, o motivo dos banimentos foram uso de robôs, disparo em massa de mensagens e disseminação de fake news e discurso de ódio.

O número foi obtido a partir de comunicados da empresa e confirmado por especialistas em tecnologia da informação que acompanham o trabalho do WhatsApp para combater fake news.

O período dos banimentos ocorreu entre outubro de 2018, antes do segundo turno das eleições presidenciais, e o fim deste mês de setembro.

Algumas contas com suspeita de serem operadas por robôs chegaram a distribuir 14 mensagens diferentes em apenas 30 segundos.

O app possui mecanismos de detecção de atividade anormal e afirma que investe em “machine learning” (aprendizado de máquinas, na tradução livre do inglês), que é o uso de robôs inteligentes que monitoram a rede e aprendem cada vez mais a identificar anomalias a partir da análise do comportamento dos usuários.

Fonte: Correio.