red04-10-600x375-2

Vitória da Conquista possui o primeiro Ambulatório de Feridas Crônicas da Bahia com tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde, e tem mudado a vida de muitas pessoas que dependem do serviço. O Ambulatório faz parte da Clínica Municipal de Reabilitação Sebastião Castro, entregue à população em abril de 2018 pelo Prefeito Herzem Gusmão.

Desde a implantação, até dezembro de 2019, o Ambulatório já realizou 5.199 atendimentos aos 389 pacientes cadastrados no serviço, por meio de consultas médicas e procedimentos de curativos, e já concedeu alta para 199 deles que tiveram as feridas 100% cicatrizadas, com até 25 anos de lesão.

O paciente é encaminhado pela Atenção Básica para realizar o tratamento quando existe o quadro de ferida crônica com mais de 60 dias, devido a complicações vasculares ou diabéticas. “Aqui, o paciente é avaliado por toda a equipe para saber se há a necessidade dele vir realizar o procedimento uma ou duas vezes por semana, observando a quantidade de secreção da ferida. Nós utilizamos curativos de tecnologia especial para auxiliar no processo de cicatrização da lesão”, explica a enfermeira gerente do serviço, Marília Pestalozi.

Todos os pacientes são acompanhados pelo médico angiologista até que a ferida esteja totalmente cicatrizada para receber alta do serviço. “Nós conseguimos, nesse período de um ano e meio, mais de 180 altas englobando pacientes que tinham úlceras há mais de 20, 10 anos e também pacientes diabéticos que tiveram diagnóstico recente e precisavam de uma atenção especial”, conta a angiologista, Thayane Guimarães.

Fonte: Blog da resenha geral.