itabuna 1

A prefeitura de Itabuna, no Sul baiano, autoriza a partir desta sexta-feira (31) o retorno do funcionamento do shopping da cidade, além de academias, salões de beleza e barbearias. A medida faz parte da terceira fase de flexibilização da economia local e saiu no diário municipal desta quinta-feira (30). As atividades estão liberadas para abrir de segunda a sexta e não devem promover liquidações que gerem aglomeração.

Pela medida, o funcionamento do shopping será das 11h às 19h; comércio, salões de beleza e barbearias das 9h às 18h; academias de 5h às 19h, e escritórios de advocacia das 7h às 18h com hora marcada. No decreto, a prefeitura afirmou que a flexibilização se dá no momento em que o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães recebeu mais oito leitos exclusivos de UTI para Covid-19, o que amplia para 28 o número total destes.

Restaurantes também foram autorizados a voltar às atividades, com pratos a la carte [previstos no cardápio], sendo proibido o self service, e com distância de dois metros entre as mesas. Hotéis e pousadas também voltam nessa terceira fase, assim com as lanchonetes. Já os bares devem retomar o funcionamento na quarta fase.

No mesmo decreto desta quinta, a prefeitura manteve o toque de recolher, agora com horário reduzido, das 20h às 5h. O último boletim da Covid-19 em Itabuna desta quinta apontava um acumulado de 5.361 casos confirmados de novo coronavírus, sendo 2.913 casos ainda ativos. Destes, há ainda 25 internados em UTI; 54 internados em leito clínico. O município já registrou 118 óbitos em decorrência do coronavírus.

Fonte: Bahia Notícias