Líderes do G20 firmam compromisso de garantir acesso global a vacina contra Covid-19

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os líderes das 20 maiores economias mundiais se comprometeram não poupar esforços para fornecer medicamentos, testes e vacinas contra a covid-19 de maneira acessível e justa para “todas as pessoas”. A promessa ocorreu neste domingo (22), na cúpula do G20, em meio a preocupações em torno da possibilidade da que a pandemia possa aprofundar as desigualdades entre ricos e pobres. As informações são de reportagem publicada pela Agência Brasi.

Durante o encontro, que ocorreu neste fim de semana, um dos assuntos sentrais foi a pandemia da Covid-19 e as perspectivas de uma recuperação econômica desigual e incerta.

“A pandemia de covid-19 e seu impacto sem precedentes em termos de vidas perdidas, meios de subsistência e economias afetadas foram um choque sem paralelo que revelou vulnerabilidades em nossa preparação e resposta, ressaltando nossos desafios comuns”, disse o comunicado final do encontro.

Ficou acertado que as nações do G20 trabalharão para “proteger vidas, fornecer apoio com foco especial nos mais vulneráveis e colocar nossas economias de volta no caminho para restaurar o crescimento, proteger e criar empregos para todos”, conform diz o texto.