vacina 2

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta quinta-feira, 18, a chegada, na próxima semana, de mais 2 milhões de vacinas contra a Covid-19 do Instituto Serum, na Índia, um dos centros produtores da AstraZeneca. A iniciativa é parte de uma estratégia paralela à produção de vacinas a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), com o objetivo de contribuir com o fornecimento de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a Fiocruz, a negociação com os parceiros AstraZeneca e Instituto Serum incluiu a aquisição de um total de 10 milhões de vacinas importadas, além de 2 milhões de vacinas recebidas do mesmo Instituto indiano e que já foram entregues ao PNI no dia 24 de janeiro.

Ainda segundo a fundação, o restante de 8 milhões de vacinas serão importadas ao longo dos próximos dois meses, ainda sem uma confirmação de data. O anúncio da chegada do imunizante ocorre no momento em que várias cidades brasileiras estão paralisando a vacinação por falta de doses da vacina.

A Tarde